quarta-feira, 15 de abril de 2009


 Teoria de KARL MARX  Alemanha (1818-1883)- Marx nasceu numa família de classe média. Seus pais eram judeus que tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de membros de etnia judaica no serviço público

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
- A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.
- A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.

MATERIALISMO HISTÓRICO
- Raiz de uma sociedade é a forma como a produção social de bens está organizada. Esta engloba as forças produtivas e as relações de produção.
Forças produtivas: terra, técnicas de produção, instrumentos detrabalho, matérias-primas e maquinário (contribuem para o desenvolvimento da produção). 
Relações de produção: modos de organização entre os homens para a realização da produção (Ex: escravista, feudal e capitalista). Maneira como as forças produtivas se organizam e se desenvolvem dentro da relação de produção é modo de produção (funcionamento da sociedade). 

MATERIALISMO DIALÉTICO?
Fala do que o homem pode produzir, e no que pode causar o que ele faz.Um dos homens que veio com essas idéias foi Carl Marx, que veio com a idéia que pra a pessoa viver, ela tem que produzir, assim a vida, o tempo e a rotina mudam.E isso só se faz em equipe.
O MATERIALISMO DIALÉTICO é maneira de interpretar a história e a sociedade
-Socialismo (Proletários)
-Capitalismo (Proprietários)
-Feudalismo (Servos x Senhores Feudais)
-Escravismo (Escravos x Livres)
-Comunismo Primitivo
MAIS VALIA - O valor de produção de um produto é a soma os custos de matéria prima, ferramentas, mão e obra, e todo o necessário para fazer aquele produto Quanto maior a produtividade, menor o custo unitário dos produtos .Valor excedente do trabalho produzido pelo operário, apropriado pelo capitalista. = MAIS VALIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário