terça-feira, 31 de março de 2009

Canadá descobre maior rede de espionagem on-line da história
Pesquisadores do Canadá descobriram o que dizem ser a maior operação de espionagem on-line já encontrada. Baseados na China, os espiões já invadiram, em menos de dois anos, pelo menos 1.295 computadores de 103 países.
A informação, divulgada pelo jornal norte-americano “The New York Times”, é resultado de pesquisas feitas na Universidade de Toronto, no Canadá.
Os estudos apontam que a equipe de espionagem não apenas invadia os computadores, mas também contaminava programas e utilizava máquinas para espionar os locais onde elas estavam instaladas, acessando seus e-mails, câmeras e dispositivos de áudio.
Segundo a publicação, pesquisadores disseram que os piratas virtuais já roubaram dados de centenas de entidades governamentais, empresas públicas e privadas de todo o mundo. Até mesmo os computadores de dalai-lama já foram vítimas de ataques.
Foi o próprio escritório do líder espiritual que encomendou à universidade a investigação, que já suspeitava ter em suas máquinas programas contaminados. Como resultado da pesquisa, os canadenses descobriram que o alvo dos ataques eram, na verdade, governos das regiões sul e sudeste da Ásia.
Via Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário